segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tchibas - Um Reforço de Qualidade!

Tchibas é um grande reforço do Barcelona para esta temporada. Está agora mais experiente e vem juntar-se ao irmão Cudó. Tem muitas qualidades para ajudar esta equipa. Tchibas foi titular dos Travadores da Praia. Rápido e muito desequilibrador, com grande potencialidade ofensiva, Tchibas pertence a uma familia recheada de atletas, e que quase todos cresceram no Barcelona.
É irmão do Caboco, Sheu, Naco, Cudó e Tchipay, todos eles excelentes jogadores e amantes do futebol.

Caboco foi um grande guarda redes. Destacou-se também cedo no futebol de 5, sendo muito jovem jogou na equipe casa "Zepas".
Tchibas faz a ala sozinho, e pode também jogar a lateral ou avançado. É jogador de selecção de Tarrafal e do Interior de Santiago. Faz lembrar Titino, quando joga nas alas. Ambos são rápidos, desequilibradores e marcadores.Vai dar muita alegria ao Barça este rapazito de Cutelo.

Eis aqui um grande jogador, que orgulha todo o Tarrafal!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dá (reforço de Barcelona) um nome a ter em conta no meio campo‏

Reforço de verão do Barcelona -Tarrafal, vem mostrando grande serviço neste clube. Jogador possante com dominio clássico de bola e passes fenomenais, levando a bola para frente.
vem-se adaptando muito bem no clube e na posição de trinco. Joga atrás do maestro Cudó e tem sido o grande recuperador de bolas, no centro do campo.

No torneio triangular em memoria do Zepas e Djack, mostrou serviço e vontade de afirmar-se neste clube, com desempenho muito satisfatório.

Este reforço promete dar muita ajuda á equipa Barcelonesa e ser um dos destaques desta temporada. Há que contar com ele no futebol de Santiago.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tarrafalense Tom, ùnico representante de Interior de Santiago destaca e marca 1º golo em Santo Antão‏

O internacional Caboverdeano e da selecção de Tarrafal Tom, marcou o golo mais espectacular da tarde na victoria sobre a equipa de Fogo por 4 bolas a 1. Dário, Kuka e Fufuco marcaram os outros golos pela equipa vencedora. Keven reduziu pela equipa Foguense.

Tom esteve em grande plano e justificou a sua chamada a titularidade indiscutível, marcando o 1º golo da sua equipa, representando de forma condigna o interior de Santiago, sendo ele o único jogador desta zona a jogar em Santo Antão e que já deu que falar.

Os adeptos do Tarrafal ficaram satisfeitos com a prestação de Tom, que é estrela da sua selecção. Colhe Bicho saltou de alegria ao ver o seu filho brilhar e fazer tremer a rede para o delirio do comentador Canfra.
No outro jogo que abriu o torneio São Nicolau ganhou a equipa da casa Santo Antão, por três bolas a duas, com Adir de São Nicolau em destaque, marcando dois golos. Mailon marcou o outro golo de São Nicolau.
Por Santo Antão marcaram Nelson e Oceano. Ficou estragada a festa de inauguração com esta derrota da equipa da casa.

A festa só viria mais tarde com aquele grande golo do Tom.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Zuky em Grande Forma‏

O jogador de Barcelona-Tarrafal, Zuky está a dar as cartas nos últimos jogos que realizou quer pela sua equipa, quer pela selecção de Tarrafal. Esta excelente forma de Zuky começou no jogo das festividades de Santa Cruz, em que marcou dois golos á selecção de Calheta, no jogo em que Tarrafal venceu por 2 bolas sem resposta. Zuky que faz recordar o ex-jogador de bala e também da seleção de Tarrafal e do Interior de Santiago, Teco, é um jogador rápido e calculista.

Ultrapassa fácilmente a linha defensiva de qualquer equipa. Seguindo nesta mesma linha, no jogo Barcelona-Seleção de Santiago, Zuky fez dois lances, sendo um golo e o outro grande penalidade, transformado com maestria por Cudó. No frente a frente com Loloty este levou de melhor, fazendo sorrir a bancada.

No torneio em homenagem a Zepas, neste último fim de semana, Zuky marcou um golo ao Beramar, fazendo a sua equipa vencer por 3-1 e ganhando o torneio, com a presença de Bairro e Beramar. A veia goleadora de Zuky e sua excelente forma, o faz um dos grandes a ter em conta este ano no campeonato da zona norte de Santiago.

Zuky já representou em várias oportunidades a selecção de Tarrafal e a selecção de Interior de Santiago, que engloba Santa Cruz, São Domingos, Calheta, Assomada, São Lourenço dos Orgãos, Picos e Tarrafal, ele é titular indiscutível nas duas seleções.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

BCV vence equipa de Zepas e vai á final do torneio de futebol de 5

A equipa do de futebol de 5 do Banco de Cabo Verde, foi ao Tarrafal vencer a equipa de Zepas por 5 bolas a 2 no jogo que decorreu no polivalente de Mangui. A equipa de BCV entrou logo a marcar. Apesar de Zepas ter empatado jogo através de Duca, BCV uma vez mais dominou o jogo e aumentou o marcador para 2-1 e logo a seguir 3-1.

A equipa de Zepas fez várias alterações, fazendo entrar Cuná, mas o foi o BCV que aumentou para 4-1. Depois de muito jogo e dominio de BCV, Duca bisou e colocou o resultado 4-2. O sol se fazia sentir e a equipa Zepas tentou recuperar, mas viu finalmente BCV plantar o marcador para 5-2.

Apesar do resultado o convivio foi o mais importante. No dia 5 de Setembro será a final entre BCV e Sagres, ás 11 horas no mesmo estádio.
Jogadores de Zepas: Chico, Nando, Chinói, Boi e Duca (1 golo).
Suplentes: Djindjim, Pey, Cuná

Jogadores do BCV: Salif (GR), Benur (1 golo), Aramis, (2 golos), Pedro (1 golo), Piduca (Treinador-jogador), Carlitos (1 golo), Augusto, Nilson e Varela.
Dirigentes: António Varela, Julio Morais e Zezinho.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Clubes, Atletas e Adeptos de Interior de Santiago estão Revoltados e desiludidos com a selecção de Santiago

A selecção de futebol da ilha de Santiago, confunde-se com a selecção da Praia. De interior só o internacional Tom é que foi levado a Santo Antão, se calhar foi porque é jogador da selecção de Cabo Verde.

Por mais incrível que pareça nem o Figo, nem o Baiaia, nem o internacional sub-18 Djanine foram levados a Santo Antão.
De recordar ainda que a selecção de Interior de Santiago venceu há pouco tempo a selecção da Praia por 2 bolas sem resposta, pelo que não é normal que a selecção vencedora tenha somente num grupo de mais de 20 jogadores, um único representante.
Outro dado assente é que a selecção do interior venceu também a selecção sub-18 de Cabo Verde, por duas bolas a uma (golos de Figo e Tom). No jogo de preparação, a actual selecção empatou com Barcelona-Tarrafal a duas bolas. Portanto não é normal que o Interior da Ilha de Santiago, com todos estes resultados e com mais de 15 equipas federadas, tenha somente um único representante na Selecção que se diz de todos nós que somos da ilha de Santiago.

Jogadores como Figo, Cudó, Tivel, Baiaia, Djanine, Zuky, Tchibas e companhia mereciam outro tratamento. Um adepto de uma equipa de interior considerou isto, uma vergonha e acrescentou ainda que a Associação de futebol de Zona Norte deveria tomar uma posição firme.
Um atleta de Assomada, considerou discriminatória a forma como tratam os jogadores de interior de Santiago. Se nós provamos em todos os confrontos com a Praia que somos fortes, como é possível esta atitude? Em vez de incentivarem o futebol na ilha toda, preferem mostrar a supremacia da Praia.

Santiago tem que ser uma ilha nesta Taça, mas por culpa de alguns acaba por ser a selecção da Praia mais o Tom. “Estamos revoltados”, acabou por afirmar um atleta do Barcelona.Informações não confirmadas dão conta que à última hora foi chamado 1 ou 2 jogadores que nem sequer fizeram um treino. Vamos confirmar esta informação e seguir com esta notícia que vai fazer correr alguma tinta.

De todas as maneiras, todos são unânimes em desejar boa sorte a esta selecção que desvalorizou o futebol de Santiago no seu todo.

Barcelona vence Torneio Triangular em homenagem a Zepas e Djack‏

Barcelona-Tarrafal venceu o torneio triangular, realizado no Tarrafal, em que participaram Bairro da Praia, Barcelona e Beramar de chão bom. Na marca de grandes penalidades empataram 5 a 5. No primeiro jogo Barça venceu Bera Mar por 3 bolas a 1, no tempo de 45 minutos, com dois golos de Cócas e um de Suky. A seguir jogaram Beramar e Bairro, que empataram a uma bola.

No grande jogo da tarde, Barcelona e Bairro da Praia, empataram a zero bolas, num jogo muito táctico e com duas equipas que estão a preparar a nova época. Jogadores como Tchesco do Bairro e Cudó de Barcelona, puderam brilhar e fazer com que seus colegas, se juntassem a boas actuações, que só faltaram golos. Barcelona com 4 pontos, ou seja uma victoria e um empate, acabou por obter 4 pontos e vencer a taça. Bairro com 2 pontos e Beramar com 1 ponto, ficaram em 2º e 3º lugares respectivamente.

A cerimónia da homenagem foi presidida pelo presidente da Camara Municipal do Tarrafal, Sr. João Domingos, que foi acompanhado na bancada vip pelos familiares dos homenageados e pelo Presidente do Bairro, Djosinho, e do 1º vice presidente de Barcelona, Duca. No final houve um bom convivio e ficou lançado a relação Bairro-Barcelona que há muito foi ensaido e que foi sonho também de Djack ex-presidente do Bairro e Celso actual presidente do Barça.

As equipas técnicas de todas as equipas ficaram contente por poder testar seus atletas e esquemas tácticas. Com este torneio Barcelona deu por encerrada a homenagem a Zepas, que iniciou no dia 8 de Agosto e em que foram feitas várias actividades entre as quais, jogo com seleção de Santiago, missa em memória do ex-presidente Barcelona, Zepas, decoração campa de Zepas, jogo de velha guarda, corrida de 100 metros, etc.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Torneio Triangular Homenageando Zepas e Djack‏

No âmbito das comemorações do 14º aniversário do Barcelona e do 5º aniv. do falecimento do seu ex-presidente "Zepas", continua neste fim de semana as actividades no concelho do Tarrafal.
De recordar que na semana passada o ponto alto das actividades foi o grande jogo de futebol entre as equipas de Barcelona e a Selecção de Santiago que irá participar no torneio inter-ilhas em Santo Antão, em que ficou empatado a 2 golos, demostrando claramente a forte equipa que Barcelona irá apresentar este ano.

Para este fim de semana estão programados para Sábado de manhã ás 11 horas, jogos de futebol de placa, entre as equipas de Banco de Cabo Verde, dirigentes de Barcelona e Dominicanos.

O ponto alto será á tarde quando ás 15 horas comece o torneio triângular em homenagem aos 2 ex-presidentes de barcelona e bairro, Srs. Zepas e Djack, respectivamente, no estádio do Tarrafal, entre as equipas de Barcelona, Bairro da Praia e Beramar de Chão Bom.

Calendário de jogos dia 22: 15h00 - Beramar - Barcelona 16h00 - Bairro - Beramar 17h00 - Barcelona - Bairro. São jogos de 45 minutos.
A equipa de Barcelona depois de ter apresentado seus novos reforços no jogo de Domingo, onde houve show de Zuky e companhias, vai poder contar com Figo, que na semana passada representou a selecção Santiaguense.

Vamos todos apoiar a nossa equipa, nesta caminhada rumo á uma victoria na época 2009/10.
Todas estas actividades estão dentro das festividades de Barcelona-Tarrafal e recordando seu ex-presidente José Pedro Soares "Zepas".

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Barcelona empata 2-2 com Selecção de Santiago

Barcelona Tarrafal e a Selecção de Santiago empataram ontem 2-2 em jogo de preparação da equipa Santiaguense para a torneiro inter-ilhas (Taça Independência) a ser realizado de 26 de Agosto a 2 de Setembro, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão.
A formação visitante inaugurou o marcador logo aos vinte e cinco minutos, através de Tom (jogador interior Santiago), vantagem que permaneceria até ao início da segunda parte.
Aos 55 minutos, Sá aumentou a vantagem por 2-0. A equipa Tarrafalense reduziu o resultado por intermédio de Zuky, que com classe entrou na área, ultrapassou Loloty, e marcou calmamente o golo. Aos 38 minutos da segunda parte, o árbitro assinalou um castigo máximo por alegada falta de Loloty sobre Suky (um dos melhores em campo) em que Cudó restabeleceu a igualdade a dois tentos.

O encontro ficou também marcado pela homenagem ao ex-presidente de Barcelona Tarrafal, Zepas, que faleceu a cinco anos.
No intervalo do jogo foi disputado a corrida de 100 metros em que o grande vecedor foi "Gordo".

O Jogo foi disputado no estádio municipal do Tarrafal, às 16 horas.

Ficha do Jogo:
Barcelona: Ixa, Samora, Munai, Lopy, Tchibas, Dá, Funa, Cudó, Suky, Lando e Haji
Suplentes: Zidane, Kaká, Zá, Odito, Adi, Lucas, Nhu Branco, Lipy,Eda, Zé Maria e Bedju
Treinador: Tchutchuly

Selecção de Santiago: Maghety, Loloty, Babacar, Nilson, Bodi, Dário, Babanco, Tom, Gerson, Kuka, Fufuco
Suplentes: Leny, Figo (jogador Barcelona Tarrafal), Baiaia, Sá, Evandro, Lele, Djanini
Treinador: Beto

Zepas Homenageado pelo Amabox Barcelona



quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Barça em Comemoração

O Clube Desportivo Barcelona Tarrafal continuará no próximo fim de semana as comemorações do seu 14º aniversário e morte do malogrado Zepas, este que foi seu dirigente e que está no quadro de honra daquele Clube.
Na Terça Feira dia 18 de Agosto haverá missa na igreja de Mangui ás 07 horas e seguidamente visitaremos a campa de Zepas.
No Sábado dia 15 de Agosto ás 11 Horas começa o lançamento da marca Sagres e Proa no Tarrafal com um jogo simbólico entre as equipas de Barcelona (dirigentes) e Sagres com a presença do director comercial da Sagres, Sr. Luis Delgado.

Domingo ás 15h30 minutos é o grande jogo entre as equipas de Barcelona e Selecção de Santiago, com presença do presidente da Federação Caboverdiana de Futebol e um dos elementos da equipa técnica da nossa querida selecção nacional. No intervalo do jogo teremos a corrida de 100 metros.

Logo a seguir ao jogo em nome da Sagres tomaremos um banho de "Sorte" no Mar de presidente, para baptizar a nova época do Barcelona.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vindo Anseia Representar a Selecção Nacional de Futebol

Aos 31 anos, o guarda-redes Benvindo Oliveira, conhecido nas lides desportivas por Vindo, emigrante em França e guarda-redes da equipa amadora do primeiro nível gaulês, Uja Alfortville, Divisão CFA, Paris, aspira concretizar o seu grande objectivo da sua carreira futebolística: defender a baliza de selecção principal defutebol de Cabo Verde. O atleta que conquistou dois títulos de campeão de Santiago Norte dasegunda divisão (interior de Santiago), antes da sua partida para a França, ao defender a baliza do Barcelona do Tarrafal, ainda no reinado do malogrado activista desportiva Zepas, mostrou, ainda, a sua classe na primeira linha do futebol de Santiago Sul, no estádio da Várzea, como guarda-redes do Desportivo da Praia.Vindo chegou a França em Junho de 2000, iniciou as suas actividades futebolística numa equipa distrital de Paris, tendo sido resgatado pelo antigo avançado do FC Porto, Jorge Plácido, que o conduziu para asua actual equipa.
Com o emblema de Uja Alfortville, o guarda-redes, nascido e criado navila turística de Mangui, conquistou o campeonato da Zona Paris durante três anos consecutivos, tendo tido um papel determinante nas sucessivas subidas do nível da sua agremiação.

Nesta cidade das luzes, este guardião mostrou a sua raça nos torneios internacionais envolvendo comunidades cabo-verdianas e estrangeiras, tendo sido, sistematicamente, distinguido com o título de Melhor Guarda-redes, tanto nas provas disputas em França, como nas realizadas em Holanda, Luxemburgo e na Suiça. Guarda-redes titular da selecção da comunidade cabo-verdiana em França, Vindo Oliveira tem como a sua ambição desportiva maior vestir a camisola da selecção nacional, pelo que diz estar à espera de uma oportunidade da equipa técnica chefiada pelo seleccionador nacional, João de Deus, para mostrar a sua performance e “dignificar o país que me viu nascer e pelo qual preservo a sua identidade". Aí está. A determinação de um guarda-redes que quer mostrar a sua raça na baliza da selecção nacional e dar a sua contribuição a Cabo Verde.

Por Simão Rodrigues - Jornal "A Nação"