quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Campeão Samir Silva procura a arte do lançamento de peso: In www.sportkriolu.com/

O actual campeão de Cabo Verde em lançamento de peso dá-se pelo nome de Samir de Jesus Gomes Silva e procura apossar-se da arte na disciplina que pratica.

Arrebatou o título cabo-verdiano projectando o peso a uma distância de 11,05 metros, nos campeonatos de Cabo Verde de atletismo, realizados nos finais de Agosto na ilha do Sal. É polícia de profissão e confessou ao SportKriolu que tudo o que sabe da modalidade foi fruto da pesquisa feita por ele mesmo. Matriculou-se agora na Universidade Única para licenciatura em educação física e desportos.

É autodidacta e procura todos os documentos para saber os segredos do lançamento de peso, uma disciplina pouco conhecida em Cabo Verde, país desprovido de especialista na matéria. Nos terceiros Campeonatos de Atletismo, disputados no ano passado, Samir Silva classificou-se na segunda posição e apostou tudo para arrancar o título esta época.

Tem plena consciência de que as suas potencialidades não estão a ser exploradas na máxima força devido aos vícios técnicos que impregnam os seus movimentos. De facto, quem faz treinos por si só, numa modalidade que exige muita técnica e uma orientação específica, corre esses riscos.

“A minha maior ambição é encontrar alguém que entenda bem de lançamento de peso, não exijo que seja um especialista, para ser meu treinador. Tenho a certeza que os dois ficaríamos a ganhar. Tenho vontade e é a minha modalidade preferida. Tenho a certeza que com os movimentos correctos a minha marca subirá satisfatoriamente” – argumentou.

Desde criança traz no sangue o bicho da modalidade. O gosto do desporto herdou-o do pai que amava o culturismo. Há dois anos que pratica o lançamento de peso, com o apoio do seu superior hierárquico na Polícia Nacional.

“Sei que a marca que consegui na ilha do Sal pode ser bom para Cabo Verde, mas é insuficiente para competir lá fora, por exemplo a nível da CPLP. Acho que posso atingir outros patamares se tiver um professor especialista nesta matéria. O meu título é pouco para a minha ambição. Desejo ir mais longe, mesmo que seja só para apoiar mais tarde os jovens de Tarrafal (Santiago). Temos lá muitas potencialidades que não passam disso mesmo, porque não têm hipóteses de mostrar o dom que têm” – reforçou.

É agente policial há 11 anos e fala da profissão com gosto. Revelou que a corporação policial cabo-verdiana tem no seu seio outros campeões como o dos 200 metros. “O nosso problema é de facto um treinador, pois apoio não nos falta” – assegurou pesaroso.

“Não é de agora que falamos num clube na polícia, para praticarmos as várias modalidades e até mesmo o futebol” – afirmou numa conversa amena em que a educação física veio à baila e opina que se deve dar maior importância à educação física nas escolas.

“Este ano matriculei-me na universidade Única. Sempre pensei em educação física e quero estudar para dar o meu contributo ao desporto” – afirmou categoricamente.

Confessou a disponibilidade da Federação de Atletismo em o apoiar. Mas reconhece que ela não possui disponibilidade financeira para isso, já que não existe no país um especialista em lançamento de peso.

“Disseram que apoiam dentro das suas possibilidades, acredito nisso. Mas sabemos que nem a Federação nem a Associação tem recursos financeiros para isso. Prova disso é o facto do prémio para um campeão nacional ser de apenas 30 mil escudos (270 euros). Para mim é pouco para um campeão, mesmo que seja à dimensão de Cabo Verde. Pois um campeão é um campeão em qualquer parte do mundo” – asseverou entendendo as dificuldades financeiras do país.

Trata-se de mais um atleta ambicioso e ansioso de ver o desporto do país a evoluir e seus desportistas a competir de igual para igual com outros campeões. Samir Silva, com 32 anos, vai conseguir o especialista que tanto procura? Ou vai ficar com dúvidas sobre as suas reais potencialidades por falta de meios adequados para rentabilizar as capacidades que julga ter para o lançamento de peso.
Fonte: http://www.sportkriolu.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este fórum está moderado a priori, a sua mensagem só será publicada depois de ser validada pela pessoa que gere o Blog. Agradecemos a sua visita.