terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Osvaldo “Figo” Oliveira - escancaradas portas do futebol português

O futebolista cabo-verdiano Osvaldo “Figo” Oliveira já se encontra, desde segunda-feira, 16, em Portugal e apresentou-se, terça-feira, 17, no Desportivo de Tourizense com quem assinou um contrato válído para uma época. A notícia foi revelada, segunda-feira à noite, via telefone, ao SportKriolu por Orlando Medina, empresário do jogador. Figo sagrou-se melhor marcador na Tça Independência 2011. Tourizense actua na II divisão-B da zona sul e ocupa, actualmente, a 14ª posição com 14 pontos e 15 jogos.

Orlando Medina disse que “com o projecto da criação da equipa-B, o Benfica mostrou-se interessado no futebolista, assim como o Olhanense. Mas por ora, rumamos, amanhã (terça-feira), para Tourizense com quem tem um contrato para esta época, depois veremos”.

Equipa satélie do Portimonense, o Tourizense possui um plantel muito jovem, entre os quais um cabo-verdiano (Valdo), dois angolanos e quatro brasileiros. A equipa joga, domingo, 22, frente ao Pinhalnovense.

Osvaldo Oliveira, conhecido nos relvados cabo-verdianos por Figo, começou a jogar futebol aos 16 anos na equipa do Beira-Mar da região desportiva de Santiago Norte, onde se sagrou vice-campeão. Teve uma breve passagem pela Académica da Praia (2008), ainda muito jovem. Não se adptou às pressões do futebol da capital, preferindo o regresso às origens.

Mais precisamente para Barcelona local. Mas amadurecido, passou pelo Sporting da Praia onde conquistou, desta vez, um lugar entre os eleitos do então técnico leonino Felisberto Cardoso. Foi campeão pelo Sporting. Então começou a ambição de experimentar outras latitudes e o profissionalismo.

Não chegou ao acordo para sua continuidade no Sporting e tentou uma frustrante partida para o futebol luso, precisamente para Mafra, que a falta de visto impossibilitou.

Desgostoso, Figo ingressa ao plantel do Estrela, uma formação de Santiago Norte, na época 2010/11. A sua actuação voltou a aguçar a cobiça do Sporting, mas também do Boavista (Santiago Sul) e até do Mindelense (São Vicente). As negociações não foram avante. O jogador tinha outras ambições, testar as suas potencialidades que são muitas num futebol mais profissional e exigente que lhe dêpossibilidades de estar na selecção de Cabo Verde.

“A ambição é jogar fora do país. Já joguei no arquipélago ao mais alto nível, caso do Campeoanto Nacional e a Taça Independência em Futebol. Aqui já atingi os meus objectivos. Espero agora dar um passo maior, um passo de gigante” – disse Osvaldo Oliveira ao SportKriolu no início da época para acrescentar que “todo o trabalho que faço tem um objectivo: chegar à selecção de Cabo Verde. Se aparecer oportunidade pode ter a certeza que não a deixo escapar”.

Este novo percurso é a primeira fase fora de portas de um futebolista cabo-verdiano que sonha com altos voos e admirador confesso de Luís Figo: “É um jogador de quem gostei muito. Ainda hoje é, para mim, o melhor do mundo. Nos jogos não oficias, dizia sempre aos meus colegas que era o Figo e o nome ficou sem dar por ele, por isso tenho por empréstimo o nome”, finalizou.

Agora precisa de muita sorte e um trabalho árduo para trilhar o caminho de sucesso que não é nada fácil no futebol profissional.

Escrito por Antonio Tavares in
http://www.sportkriolu.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este fórum está moderado a priori, a sua mensagem só será publicada depois de ser validada pela pessoa que gere o Blog. Agradecemos a sua visita.